Educação: Problemas no Ensino na Perspectiva do Aluno

02-09-2013 13:14

 

Todos sabem  que a educação no Brasil é decadente. Mas, por quê? Falta de verbas? Más estruturas das escolas? Falta de professores? Desinteresse dos alunos?

Podemos dizer que é tudo isso e mais um pouco. O governo prefere gastar trilhões em estádios modernos e bem equipados ao invés de gastar alguns poucos milhões em planos para melhoras da educação, planos que servirão para reformas e modernização das escolas e cursos de atualização de professores. Ora! Além das estruturas das escolas serem muito semelhantes as de presídios, os professores lecionam as mesmas coisas de décadas atrás.

Muitos dizem que a falta de professores é um dos grandes motivos para a ruim situação da educação do país. Mas um problema que pode ser resolvido pelo governo com processos seletivos e incentivos aos professores. Ou será que eles estão ocupados demais construindo arenas?

Mas também não podemos esquecer dos alunos, ou melhor, do desinteresse deles. Para estes também não há o incentivo adequado para eles. Todos os problemas apontados anteriormente podem ter gerado este ‘’novo’’ problema na educação brasileira.

Assim, podemos afirmar que  a precariedade do ensino público do Brasil não é causada por um ou dois motivos principais, mas sim pelo conjunto de problemas governamentais e sociais.

 

Bianca Machado de Santana