Histórico

HISTÓRIA DO JORNAL PAPO CABEÇA – 1ª A 8ª EDIÇÃO

Prof. Miguel Evangelista Regis

    O JORNAL PAPO CABEÇA (impresso) é uma experiência educativa desenvolvida na EMEF Cláudio Manoel da Costa – Diretoria de Ensino de São Mateus, em São Paulo (Capital), desde 2005, com alunos de Ensino Fundamental Básico, Ciclos I e II.

 

 COMO SURGIU

    Em junho de 2005, os Professores Coordenadores de Turno, os Alunos Repórteres de Turno juntamente com as Coordenadoras Pedagógicas Silvana Garcia Matos, Sueli Ramos e Prof. Miguel Evangelista Régis (Dirigente do Jornal) discutiram sobre o Projeto: objetivos gerais, princípios, pauta (matérias), etc. Estabeleceu-se que a pauta da primeira edição contemplasse ações do Projeto Pedagógico: “Qualidade de vida”, as ações, atividades culturais de alunos e professores, enfim, tudo o que fosse significativo na comunidade escolar.

    O próximo passo foi utilizar o Laboratório de Informática, que contou com a orientação das POIEs Elda Setiko Hamada e Rosana Aparecida do Prado. Os professores e alunos da equipe do Jornal começaram a utilizar os computadores para digitar as matérias numa pasta denominada JPC. Em seguida os professores revisores foram fazendo a revisão das mesmas. As matérias, enfim, foram apreciadas e escolhidas pela equipe do jornal antes da impressão no próprio Laboratório de Informática.

 

POR QUE PAPO CABEÇA?

    No editorial da 1ª edição, em agosto de 2005, está a explicação: “Por que incomodam tanto à escola os papos dos alunos em sala de aula? Eles falam demais e não se interessam por nada, só sabem atrapalhar, conclui a escola. Será?

Por que não chegar até os alunos e não escutar o que eles têm a dizer? Eles batem papo, qualquer papo, bom papo, em algumas vezes, nem tanto. Por que não transformar o bate papo dos alunos e do restante da escola, professores, funcionários num papo cabeça?...

 

O MASCOTE DO JORNAL

 A Professora  Maria de Lourdes L. Ferreira (Arte) promoveu o concurso de caricaturas, incentivando os alunos que vivem desenhando o tempo todo, e são tantos na nossa escola, para que desenhassem uma caricatura, no caso, uma cabeça, acentuando traços burlescos, como se estivessem sugerindo um papo. Entre mais de uma dezena de caricaturas apresentadas, foi escolhida a do aluno Walter Leal Rocha, do 4º Ano A – Ciclo II (8ª Série) A caricatura campeã é o Mascote que está impresso acima do logotipo Jornal Papo Cabeça (capa).

 

EDIÇÕES

    A primeira edição foi feita em junho de 2005 na Sala de Informática e tinha como tema “Qualidade de vida no cotidiano escolar”. O Jornal Papo Cabeça foi o grande passo que a escola deu no sentido de criar uma teia de comunicação entre toda a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários e a comunidade que permeia a escola”  Surgiu para servir como um instrumento de discussão e reflexão das ações da escola, como um veículo de informação e divulgação do que acontece no espaço escolar e na comunidade (Editorial)

 

    A segunda edição (especial) foi feita parte na Diretoria de Ensino de São Mateus e parte na Sala de Informática da escola. O JPC acompanhou e registrou as discussões da escola e as ações preparatórias para as conferências, oficinas e exposições da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Foram publicadas matérias como: mudanças climáticas; biodiversidade; segurança alimentar e nutricional, diversidade étnico-racial, entre outros. “Não destruir, transformar... Para que possamos viver melhor” (EDITORIAL). Foi com este pensamento estampado e um grande painel no pátio da escola idealizado pelas professoras Ana Lúcia Albinati e Ângela Lourenço dos Santos que caracterizaram esta edição.

 

    A terceira edição foi feita em agosto de 2008 na Diretoria de Orientação Técnica DOT/SME (Quatrocentas cópias) e distribuída para professores e  alunos. Nesta edição o Jornal Papo Cabeça passa denominar-se Jornal Papo Cabeça Para a Competência Leitora e Escritora. Estava em plena discussão na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo o Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora. O JPC no editorial da terceira edição toma para si o mote da Competência Leitora e Escritora e passa a publicar as experiências de escrita dos gêneros de texto das esferas jornalística, de divulgação científica e literária dos alunos e professores. “A cidadania começa na escola pela competência leitora e escritora. Esta competência é responsabilidade de todas as áreas. Mas o que ensinar? Leitura,  é claro!” (EDITORIAL). Neste período, desenvolvia-se na escola o Projeto Notícias Televisivas versus Notícias de Jornal Impresso, com turmas de 4º ano (8ª série) do Ensino Fundamental II. O projeto desenvolvido pelo professor Miguel Evangelista Régis foi indicado pelo Assessor Professor Cláudio Bazzoni que coordenava o Grupo de Referência – Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, em atendimento à solicitação da Diretoria de Orientações Técnicas (DOT/SMESP) para gravação em DVD pelo Canal 2/TV Cultura de São Paulo, o que aconteceu em 1º de Abril/08. Foi uma experiência marcante para a escola.

 

    A quarta edição foi feita em dezembro de 2008 na Sala de Informática Educativa da escola. O JPC consolida-se como uma ferramenta pedagógica de prática de leitura e escrita, de experimentação de produção e de textos diversos.  Os professores se apropriam das teorias sobre gênero do discurso e esferas de circulação de textos: escolar, literária (prosa e verso), jornalística, etc. “O Jornal Papo Cabeça é um exemplo de prática de leitura e escrita da esfera jornalística que transcende a sala de aula. Os alunos repórteres produzem as matérias como entrevista, notícias, reportagens e os professores incentivam a produção de textos escritos entre eles para serem publicados no jornal” (EDITORIAL).

 

    A quinta edição foi feita em junho de 2009 parte por ANDTEC  INFORMÁTICA (parceria) e parte pela Sala de Informática   Educativa da escola. Começou a ser elaborada a partir do primeiro encontro pedagógico em fevereiro/2009, quando foi feita uma apresentação no Power Point que mostrou a história do JPC desde sua fundação em 2005. A edição foi concluída no final de maio/09. Cresceu a participação de professores e alunos. As matérias passaram a ser pautadas em reuniões de jornadas de trabalho coletivo dos professores nos três turnos. O jornal adquiriu um novo visual, uma nova formatação. Ficou com cara de jornal. ‘O JPC está sempre atento com o que acontece na escola, em relação aos projetos pedagógicos alternativos comprometidos com  as praticas de leitura e de escrita e acredita que dá sua contribuição para o cultivo das novas mentes do futuro (EDITORIAL).

 

    A sexta edição foi feita em novembro de 2009 parte na Diretoria de Educação  de São Mateus e parte na Sala de Informática da escola. O JPC é apresentado em Power Point aos professores Organizadores de Informática Educativa (POIEs) na Diretoria de Educação de São Mateus pelo Prof. Miguel Evangelista Régis e o aluno monitor de informática Kelvin Guilhermino de Oliveira,  4º ano – ciclo II (8ª série). O jornal passa a ser modelo para outras escolas. Surge o Jornal Bom Dia Amiguinho no Centro de Educação Infantil Salvador Lo Turco, no Butantã,  pelo Coordenador  Pedagógico Marcelo Pagliosa, que antes trabalhara no “Cláudio”. A partir da 5ª edição o jornal foi saindo do programa Word para o Scribus. Foi com um empenho e boa vontade do  Kelvin Guilhermino que isto aconteceu. E o jornal continua cumprindo sua função: “Alunos e professores que escrevem para o Jornal Papo Cabeça estão melhorando a linguagem escrita. E o JPC está se transformando a cada edição num instrumento de interdisciplinaridade na escola e num canal de comunicação na comunidade externa” (EDITORIAL).

 

            A sétima edição foi feita na Diretoria de Educação de São Mateus. O JPC, agora formatado em três colunas, adquiriu um visual novo, com as matérias diagramadas como um jornal de verdade. Um grande avanço pode ser notado, o uso da informática domiciliar, ou seja, os alunos preparam as matérias nos seus computadores e encaminha-as via internet para A Informática da escola, onde o professor do JPC procede a revisão e o aluno diagramador faz a arte final. O jornal continua fiel a seus princípios de origem, mas está cuidando com mais organização e seletividade as matérias produzidas por alunos e professores, no tocante às esferas e gêneros do discurso trabalhados em sala de aula.  Além, do mais, O JPC, publica,  matérias que são produzidas  fora do espaço escolar desde que  atendam  a pauta da edição. Nesta edição,  o JPC acompanha as melhorias do ambiente escolar estabelecidas no Projeto MEAME e abraça a causa do meio ambiente. “Pessoas que vivem com qualidade de vida têm maiores possibilidades de desenvolver integralmente, se expressar com senso crítico, contribuindo para a construção de um ambiente mais humano, solidário e acolhedor. Projeto MEAME (Melhorias do Ambiente Escolar) (EDITORIAL) 

 

            A oitava edição foi uma cortesia da J. F. Formaturas e Eventos, empresa que cuida da formatura da escola. O JPC torna-se uma alternativa de aprendizagem jornalística. O ex-aluno Kelvin Guilhermino, que estuda agora no ensino médio, na vizinha Escola Estadual Silvana Evangelista, voluntariamente continua como colaborador do JPC e ensinou ao aluno Wesley Alves Faria (7ªB) a arte da diagramação.  Surge mais um jornal, o “Olinda em Foco”, na EMEF Profª Olinda Meneses Serra Vidal – Diretoria Regional de Educação de Guaianases, pela Coordenadora Pedagógica Ana Borges, que trabalhou no “Cláudio” anteriormente. É o JPC fazendo escola após exposição do Projeto aos professores desta escola pelo Prof. Miguel Evangelista Régis. Os Professores  Orientadores de Informática Educativa Wilson Manoel de Lima e Rosana Aparecida do Prado trabalharam com os alunos a esfera jornalística e o JPC publicou essas  experiências dos alunos de Ciclo I e Ciclo II com a internet  nesta oitava edição.. Ao ser questionado,   em exposição na EMEF Olinda Vidal, o Prof. Miguel Evangelista Régis, respondeu: “... a função do JPC é informar e divulgar o que acontece no espaço escolar, mas que contribui com o exercício da escrita através das esferas e gêneros do discurso por parte de alunos e professore” (EDITORIAL).

 

 A IMPORTÂNCIA DO JPC

    O Jornal Papo Cabeça propicia uma visível melhoria do ensino por parte dos professores e da aprendizagem por parte de todos, dos próprios professores, dos alunos e funcionários que encaminham seus textos para publicação. Progressos são notados desde a implantação das novas Orientações Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para o desenvolvimento do Programa Ler e Escrever em todas as áreas dos Ciclo I e II. Professores trabalham com as práticas de leitura e escrita. O JPC organiza a pauta de suas matérias para publicação com os gêneros selecionados em cada ano (série) com suas respectivas sequências didáticas ou projetos em combinação com os professores. A escrita dos textos aproxima-se das linguagens padrão e jornalística, embora se procure aproveitar ao máximo a colaboração e a originalidade das propostas. Os professores levam o JPC para a sala de aula e trabalham sobre os gêneros de textos em suas esferas jornalística e literária. As ações da escola passaram a ser mais observadas e se tornam matérias de reportagem pelos alunos que compõem o expediente do jornal. Muitos alunos leem durante os intervalos o JPC que fica afixado num quadro do pátio da escola

 

AVALIAÇÃO DOS LEITORES

 ‘... É bom saber que a escola oferece oportunidades e dá iniciativas perante a área que cresce e avança a cada instante. ... Mas com muita sinceridade e pelas experiências anteriores em escolas infanto-juvenis, é o primeiro exemplar que vejo de um jornal com idéias brilhantes e abstraídas da equipe...”   - Jornalista Anelise Flogeri ( PUC/MG) - 4ª edição

“Nós, alunos do 3º C (7ª Série), lemos o Jornal Papo Cabeça 3ª edição e achamos muito interessante porque mostrou acontecimentos de nossa escola que não sabíamos...” – 4ª edição

 “Quero parabenizar a escola e os alunos pela brilhante ideia de criar o JPC um jornal que de uma forma espontânea, vem estimulando os alunos a produzirem textos, através de entrevistas e reportagens, desenvolvendo a linguagem oral e escrita. Além de formar bons hábitos e bons cidadãos, ele vai informar aos seus leitores conhecimentos sobre assuntos variados como: meio ambiente, saúde, educação, lazer, esporte, assuntos atuais e muitos outros que só irão enriquecer os conhecimentos. ... Li todos os assuntos em pauta e os achei interessantes e bem elaborados, inclusive sobre a Reforma Ortográfica, na qual pude esclarecer muitas dúvidas. ... – Profª Eny Neide de Oliveira (Guarulhos) – 5ª edição.

“Fico feliz quando professores e alunos estão envolvidos em iniciativas como este jornal, isto é, nos estimula nesta profissão que no dia a dia é estressante. Acompanhei desde o o primeiro exemplaaar e percebi que o novo designer ficou muito bom e fácil de manusear...” Keila C. Bertuço (Profª Coordenadora) – 6ª edição.